quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CONQUISTAS

AS CONQUISTAS DEMOCRÁTICAS, FILOSÓFICAS E ECONÔMICAS DA ERA LULA

O avanço das políticas públicas no país, tais como o renda mínima, Brasil sorridente, maior abrangência do registro civil, somados ao inigualável acesso às universidades, juntamente com a compra em larga escala de veículos automotores e eletrodomésticos, fecham com a explosão dos financiamentos imobiliários, um quadro jamais visto, constituindo assim, parte das conquistas.
Estes fenômenos que ocorreram na vida dos brasileiros serão analisados como parte integrante de um momento histórico específico, atrelados às vicissitudes da economia  das décadas que antecederam  e sucederam o governo de Luis Inácio, ou ao contrário, acreditaremos que tivemos carreiras brilhantes, e por isso fomos congratulados com mimos fetichentos de toda cor e sabor, consumindo diversão e tecnologia como nunca antes, o que para os filhos das classes oprimidas pelo labor nos países subdesenvolvidos da América Latina, guardadas as devidas proporções, poderiam ser comparadas à Belle Époque na Europa, na virada do século XIX  para o XX.
O nosso entendimento (nosso espírito, que sofre influência dos fenômenos) terá condições de avaliar historicamente cada comportamento e seus desdobramentos, e através de conclusões racionais simples ou complexas, compreender o que foi absolutamente verdadeiro nesta época, e o que  apenas contou com nossa frívola participação, como freqüentemente ocorre nos amores de carnaval.
A intolerância como prática do pensamento unilateral, levou os racionais ao egoísmo e posteriormente à guerra. A guerra hoje é travada nos campos da alienação do entendimento, e trará sorrateiramente a morte. Cada período histórico candidata-se com vantagem, a ser senhor de suas verdades absolutas desde que o faça de forma livre, objetivando pelo menos dois lados visando o interesse mútuo.
 Os aumentos salariais abusivos, no apagar das luzes do segundo mandato do petista carismático, não podem e não devem ser analisados de forma isolada, pois a grande questão paira sobre a possível eficiência e maturidade do nosso modelo político.
Na tentativa de exercer a contraposição como método, fica-nos a seguinte questão;
O que o senso comum reverbera sobre as conquistas, aproxima-se da verdade?  


Alexandre Cabral Rezende 5° semestre de História

Nenhum comentário:

Postar um comentário